Em 2018, seguindo a tendência dos últimos 20 anos, 1/3 da energia consumida no Brasil foi destinada aos transportes. O diesel representou quase a 1/2 dessa energia, sendo utilizado para movimentar toda a frota de ônibus, caminhões, trens de carga e parte das embarcações. Diferente dos automóveis, onde se pode utilizar gasolina, etanol e gás natural comprimido, a eletrificação das frotas de caminhões urbanos representa uma oportunidade promissora de introduzir energia limpa e renovável, capaz de complementar a já praticada adição de biodiesel para reduzir a dependência do uso de diesel nos transportes. Por operarem com regularidade em rotas urbanas de coleta e entrega de carga limitadas a algumas dezenas de quilômetros diários em operação de anda-e-para e com retorno ao mesmo ponto de partida, caminhões semileves e leves, cuja frota cresceu 6 vezes nos últimos 20 anos, representando 1/3 da frota nacional de caminhões, são candidatos naturais para uso de tração elétrica. Primeira fabricante de veículos a aderir ao PLVB® ainda em 2017, a BYD disponibiliza todo tipo de solução para vencer este desafio, provando que as empresas membro do PLVB® se colocam na liderança em busca da sustentabilidade logística.

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