4º Workshop PLVB em 2024. / Foto: Douglas Teixeira / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) tem a satisfação de anunciar o lançamento da 5ª Edição do Guia de Excelência em Sustentabilidade: Boas Práticas para Logística e Transporte de Carga. O documento compila os resultados e inovações apresentados pelas empresas membro no 4º Workshop anual do PLVB, que ocorreu em novembro de 2024, durante a Fenatran.

Gerido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), o PLVB destaca-se como o único programa brasileiro de sustentabilidade no setor, direcionado a transportadores, embarcadores e operadores logísticos. Desde sua primeira edição em 2019, o Guia de Excelência tem sido um compilado anual de relatos de sucesso, materializando as ações de sustentabilidade em logística e transporte de carga.

Esta série de publicações comprova resultados práticos promissores, aprimorando a eficiência e a sustentabilidade logística e incentivando o engajamento no Sistema de Reconhecimento para o Selo Verde no Transporte de Carga (SR-SVTC), que confere um diferencial competitivo significativo no mercado. O guia reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental corporativa, integrando conhecimentos da academia com a prática do mercado para aprimorar o desempenho econômico, ambiental e social das empresas membro.

Destaque da 5ª Edição: Foco na Descarbonização

A 5ª Edição do Guia de Excelência é uma edição especial focada integralmente na descarbonização do transporte pesado de carga. Os casos de sucesso apresentados são fruto do 4º Workshop anual do PLVB de 2024, que teve como tema central “Casos e Soluções para Logística Verde”.

A publicação detalha a aplicação de boas práticas para a descarbonização, incluindo a adoção de veículos elétricos (para curtas e médias distâncias), o uso de combustíveis alternativos como GNV e biometano, e energias renováveis para uma logística mais limpa. Aborda ainda a melhoria da eficiência operacional e a inovação tecnológica, promovendo uma visão intermodal e alinhando-se aos princípios de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial foco no ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

As empresas membro ArcelorMittal, BT Logística, BYD (através da Owens-Illinois), Greenbrier Maxion (GBMX) e LOTS Group (em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus) contribuíram com valiosos casos de sucesso para esta edição.

A visão dos coordenadores

O Professor Márcio D’agosto, coordenador do Programa de Logística Verde Brasil, enfatiza a importância destas publicações:

“Os guias de excelência são uma coleção de publicações que refletem como as empresas membro do PLVB aplicam na prática as boas práticas de sustentabilidade logística e fazem com que essas boas práticas sejam alinhadas, primeiro, à abordagem ESG corporativa de suas empresas e ao atendimento aos ODS. Em 2018, nós lançamos a primeira edição do Guia de Excelência, e a partir daí, definimos que faríamos publicações anuais. Chegamos à quinta edição, com a contribuição de um conjunto de empresas membro, destacando como elas aplicam as boas práticas de sustentabilidade em logística, alinham isso de uma forma padronizada com as questões do ESG, mostram as matrizes de forças, fraquezas, oportunidades e riscos e também atendem aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Eu acho muito importante consultar. Acesse o site do Programa de Logística Verde Brasil e faça a consulta da coleção dos nossos guias de excelência!”.

Corroborando a importância da nova edição, Lino Marujo, também coordenador do PLVB, adiciona:

“Nesse quinto guia de excelência do PLVB, nós reforçamos a nossa história de trazer para o público em geral casos da logística e, principalmente, das práticas sustentáveis em logística. Esse quinto guia de excelência nasceu no quarto workshop de 2024, onde as empresas participantes apresentaram seus casos na Fenatran. Nós trouxemos aqui nessa publicação casos principalmente focando a descarbonização do transporte pesado, como a adoção de veículos elétricos, a utilização de outros sistemas de propulsão alternativos, a integração com energias renováveis e o uso de biocombustíveis. Tudo isso mapeado dentro das empresas membro e das que apresentaram seus casos, refletindo métricas e indicadores dentro do ESG, desdobrando no atendimento de ODS específicos, com um principal ponto do nosso programa que é atender o ODS 17, a colaboração e as parcerias para a melhoria operacional e a sustentabilidade”.

O impacto e o futuro da logística verde

O PLVB, em parceria com suas empresas membro, reafirma seu compromisso em disseminar as melhores práticas para um transporte de carga mais sustentável no Brasil. A colaboração multissetorial, que o PLVB promove ao conectar especialistas, instituições acadêmicas e empresas, impulsiona a adoção de tecnologias mais limpas e eficientes, acelerando a transição para operações mais sustentáveis e contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para conhecer todos os casos de sucesso e as boas práticas detalhadas, a 5ª Edição do Guia de Excelência em Sustentabilidade: Especial Descarbonização do Transporte Pesado de Carga está disponível no site oficial do PLVB. Participe ativamente dessa jornada rumo a um futuro mais verde e eficiente na logística brasileira!

Compartilhe!