Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

No dia 06 de agosto, a Jomed realizou um marco histórico ao inaugurar seu primeiro ponto de abastecimento próprio de biometano em sua sede, em Guarulhos (SP), reafirmando seu protagonismo na transição energética e na promoção de uma logística de baixo carbono. O evento reuniu representantes das empresas membro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), entre elas Jomed, Ultragaz e Scania, além de clientes e parceiros engajados com a sustentabilidade.

Para Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed, o sentimento é de orgulho e pioneirismo:

“É uma grande honra para nós estar inaugurando o nosso ponto de abastecimento com biometano. Ser a primeira empresa do Brasil a ter um ponto de abastecimento dentro da sua própria unidade. Esse ponto de abastecimento, vem trazer para nós um grande engajamento na nossa pegada de descarbonização da nossa frota, no intuito de atender os nossos objetivos, que são os objetivos a médio e a longo prazo da Jomed, como agenda 2030 e agenda 2050.”

Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, o biometano proporciona uma significativa redução nas emissões de carbono e poluentes atmosféricos, apoia a economia circular e agrega competitividade às empresas ao permitir o cumprimento de metas ambientais mais ambiciosas e fortalecer os compromissos ESG.

Lino Marujo, coordenador do PLVB, destacou o impacto dessa inovação para o transporte nacional:

“A inauguração do posto de abastecimento de biometano é importante no âmbito do programa do PLVB, porque é um marco, um marco onde a logística brasileira agora tem uma nova alternativa energética muito mais limpa para promover de fato a transição energética para uma economia de baixo carbono, que é o biometano, dentro de uma perspectiva de economia circular.”

Após as mudanças para o novo combustível, a frota da Jomed deixou de utilizar 673 mil litros de Diesel, o que representou uma redução de 376 tCO2e, em 2024. Eduardo Garrido, gerente comercial da empresa, ressaltou que os veículos vão conseguir atingir até 90% de redução de emissão.

“A Jomed, desde 2017, iniciou um projeto em sustentabilidade e hoje nós trazemos a novidade de ter um posto próprio de biometano para apresentar para os nossos clientes, uma redução significativa de emissão de carbono. Então, hoje com um posto próprio de biometano, nossos veículos vão conseguir atingir até 90% de redução de emissão e trazendo o que o embarcador busca hoje para o mercado.”

Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

Ivanovik Marx, gerente de Engenharia da Scania, apresentou o modelo G460 6×2, capaz de transportar uma carreta de até quatro eixos, com capacidade total de 58,8 toneladas, podendo adicionar ainda uma tonelada no eixo dianteiro. Ele explicou sobre a autonomia do modelo em função da carga transportada:

“Aqui no sistema de gás, temos dois pacotes: do lado esquerdo, quatro cilindros de 95 litros; do lado direito, quatro cilindros de 80 litros; e, na parte superior, mais dois cilindros de 235 litros. No total, são aproximadamente 730 m³, o que proporciona uma autonomia em torno de 650 km com esse caminhão. Claro, essa autonomia pode variar bastante de acordo com a carga. Dependendo do peso transportado, é possível alcançar até cerca de 700 km com este produto.”

Ivanovik também esclareceu como o combustível pode ser melhor aproveitado com tecnologias que mantêm uma temperatura mais baixa durante o abastecimento, como ocorre no posto inaugurado:

“Um grande diferencial aqui é o sistema de abastecimento. Na Jomed, o processo tem algumas características distintas: existe uma carreta com sistema hidráulico que permite que o gás entre em temperatura mais baixa, diferente do abastecimento tradicional em postos convencionais com compressor. Dessa forma, o gás entra já em temperatura ambiente, evitando o aquecimento excessivo e resultando em maior autonomia para o veículo. Quando o gás é abastecido em uma temperatura mais baixa, você armazena uma quantidade maior de moléculas, aumentando a densidade energética. Isso faz com que a autonomia do caminhão seja superior, já que, com menor temperatura durante o abastecimento, a densidade energética é mais alta.”

Diego Gomes Gagnotto, gerente de Gás Renováveis da Ultragaz, apontou que o biometano torna possível uma descarbonização, para Diego, além de indústrias voltadas a processos térmicos, as frotas e o setor de transporte podem alcançar diferencial competitivo e viabilidade ambiental por meio da conversão do diesel para o biometano.

“A gente entende que o uso do biometano é uma importante ferramenta para a gente conseguir avançar e trazer esse diferencial competitivo para o nosso país. E o biometano, ele consegue entregar em relação a diesel uma uma descarbonização quase plena.”

Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

Márcio D’Agosto, coordenador do PLVB, celebrou o avanço e reconheceu o papel das empresas parceiras:

“O PLVB tem a honra de participar e de parabenizar as empresas membro Jomed transportadora, Scania montadora de caminhões e a Ultragaz distribuidora de gás GLP e biometano na iniciativa de utilizar o biometano como uma fonte de energia para descarbonizar o transporte de carga e a logística.”

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