Representantes de empresas membro, especialistas e estudantes em logística se reúnem para o 4º Workshop do PLVB. | Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável

No dia 5 de novembro, o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) realizou seu 4º Workshop, evento institucional aberto ao público na Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo do Campo. Com o tema “Casos e Soluções em Logística Verde”, o encontro abordou temas relevantes para acelerar a transição energética e tecnológica no setor, como o uso de GNV/biometano, a eletrificação de frotas leves e pesadas, transferência de modo e estratégias para atingir o Net Zero em emissões.

A programação contou com apresentações de casos práticos de empresas membro que são referência no segmento, e que mostraram experiências concretas e lições aprendidas para a redução da pegada de carbono e para a inovação sustentável da cadeia logística.

Um momento importantíssimo que trouxe muito aprendizado e fortalecimento de conexões, tanto para os alunos da universidade que acompanharam o evento, quanto para os profissionais representantes das empresas membro do PLVB que estiveram presentes. 

Casos apresentados

Oito representantes de empresas membro apresentaram casos no workshop. | Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável

Oito representantes de empresas membro do programa fizeram a apresentação de casos práticos e participaram de um momento final “tira-dúvidas” com as pessoas presentes.

Carlos Ferreira, gerente de Sustentabilidade da Jomed, compartilhou as práticas de sustentabilidade integradas que envolvem as empresas membro  Jomed, Ultragaz e Scania, voltadas ao uso de Biometano como estratégia de descarbonização da frota. Nelson Bortoli, gerente de Frota da Log20 Logística, destacou soluções e inovações estratégicas e operacionais para eficiência e redução dos impactos ambientais por meio da eletrificação da frota. 

Caetano Perin, consultor de logística da Suzano, e Guilherme Rossi, consultor de eletromobilidade da Mercedes-Benz Brasil, ambas empresas membro do PLVB, apresentaram um caso envolvendo as duas organizações sobre descarbonização de transporte pesado por meio da eletrificação da frota. 

Tatiane Menezes, gerente de Logística para Sustentabilidade e Intermodalidade na Dow Química, uma das empresas fundadoras do PLVB, apresentou a visão e práticas da organização para a descarbonização na transferência de cargas entre os modos rodoviário e ferroviário. Leonardo Mendonça, analista de Inteligência e Planejamento de Logística na ArcelorMittal, ressaltou os avanços e estratégias da ArcelorMittal Brasil para a descarbonização e integração de tecnologias verdes.

E encerrando as apresentações de casos, Everson Penteado, gerente Nacional de Empilhadeiras e Eder Pereira, Supervisor de Vendas, ambos da BYD, empresa membro do PLVB, apresentaram um caso sobre logística aeroportuária sustentável, mostrando o trabalho realizado pela empresa com rebocadores elétricos no Aeroporto de Confins. 

Aprendizados e conexões

Da esq. para dir. Coordenadores do PLVB Márcio D’Agosto e Lino Marujo, Carlos Ferreira (Jomed) e Leonardo Mendonça (ArcelorMittal Brasil) | Foto: Fernanda Calé / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável

O 4º Workshop PLVB, último a ser realizado neste ano de 2025, reuniu 53 pessoas, sendo 27 representantes de empresas membro do programa. O evento proporcionou encontros, trocas de aprendizado entre representantes de empresas, estudantes e especialistas na área da logística. 

Caetano Perin, ressaltou a importância de participar do evento “Para mim é um prazer estar aqui representando a Suzano no PLVB, um programa super importante que une armadores, embarcadores, operadores logísticos e que eu acho que essa união tem tudo para ajudar a cooperação entre essas empresas e essas instituições, tem tudo para ajudar na descarbonização da logística. Então para a gente foi um prazer apresentar o case do veículo elétrico.”  

Carlos Ferreira também destacou a importância do programa na jornada da Jomed na busca por soluções inteligentes e eficazes para descarbonização “Para nós foi uma grande honra estar participando desse quarto workshop e não poderia ser em outro lugar, a não ser aqui, através do PLVB, mostrar esses resultados, porque foi através do PLVB que tudo isso começou, onde nós fomos impulsionados, fomos provocados a buscar soluções inteligentes e eficazes para descarbonização do nosso setor.”

Os coordenadores do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), Lino Marujo e Márcio D’Agosto participaram de todo o evento. Para Márcio D’Agosto, o momento foi fundamental para uma maior integração entre empresas membro e outras organizações com o programa “Tivemos mais de 50 participantes, discussões muito interessantes, troca de informação, ou seja, uma manhã onde nós pudemos aproveitar todo esse ambiente de desenvolvimento da tecnologia, da transição energética e da sustentabilidade nas empresas membro do programa.”

O 4º Workshop PLVB reforça a importância das parcerias e da troca de experiências para a inovação na logística sustentável no Brasil, evidenciando que o diálogo contínuo entre empresas, especialistas e academia é fundamental para superar desafios e avançar na direção a um setor mais eficiente e comprometido com a descarbonização. 

A pluralidade de casos apresentados e o engajamento dos participantes mostram que a colaboração é o caminho para soluções robustas e transformadoras, capazes de gerar impacto positivo não apenas para a cadeia logística, mas para toda a sociedade.

PLVB ODS 17 na prática!

Compartilhe!