Foto: Arquivo Pessoal Patricia AciolI.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Percepções PLVB traz uma edição especial neste mês de março, destacando a importância da participação feminina no setor de logística sustentável.
Nesta ocasião, temos o prazer de entrevistar Patricia Acioli, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania Latin America, uma das empresas membros do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). Patricia é uma liderança inspiradora, conhecida por sua paixão por inovação e sustentabilidade.
PLVB: Como sua trajetória profissional a levou ao cargo atual na Scania, uma empresa membro do PLVB?
Patricia Acioli: Cruzei pela primeira vez com a marca Scania quando trabalhei como diretora de operações de uma agência de comunicação que atendia essa conta. Primeiro, me envolvi com a cultura sueca, me apaixonei pelas virtudes do equilíbrio, da simplicidade e pela sustentabilidade nativa nesse país tão especial. Depois, aprendi a relevância que a atividade de ir e vir de cargas e pessoas têm na sociedade e pensei: como posso contribuir para trazer esse tema para uma agenda mais abrangente? Comecei na Scania em 2015, e de lá para cá, nenhum dia foi igual ao outro.
PLVB: Qual é o papel da diversidade e inclusão na estratégia de sustentabilidade da Scania?
Patricia Acioli: Uma empresa que se diz sustentável e quer ser bem-sucedida não tem como não dar atenção à pauta da diversidade e inclusão. Na Scania, o que posso dizer é que esse tema é uma jornada que não se faz sozinho, não se faz sem tropeços e não se faz de um dia para o outro. Tem muita gente envolvida para que as coisas aconteçam; foram erros que nos ensinaram a seguir em frente, e hoje estamos melhores do que ontem, mas piores do que amanhã. O conceito é evoluir e não deixar ninguém para trás.
PLVB: Como o programa Queen of the Road, que você está à frente, tem impactado a presença feminina no setor de transporte e logística?
Patricia Acioli: O programa surgiu muito despretensioso, mas gigante em seu propósito e energia. Autêntico e “vestido” de underdog, foi a primeira iniciativa no setor voltada para clientes mulheres. A ideia era simples: dizer para as nossas colegas que elas importam, que reconhecemos a sua contribuição e estamos juntas. 2025 será um ano diferente para o Queen, que agora é On The Road.
PLVB: De que forma a Scania, como membro do PLVB, tem promovido a equidade de gênero em suas operações e na cadeia de valor?
Patricia Acioli: Pelo exemplo. Sei que não é fácil e não quero que pareça que é, mas uma coisa posso dizer: é possível. E vou continuar a bater na mesma tecla e vencer por insistência; se não mudarmos a realidade por convicção da importância do papel das mulheres, mudamos por constrangimento.
PLVB: Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres no setor de transporte e logística, e como a Scania está abordando essas questões?
Patricia Acioli: Para ser honesta, acho que muda o setor, mas os desafios são muito comuns. Equilíbrio da vida pessoal e profissional, síndrome da impostora, o famoso “telhado de vidro”, a falta de voz, vez e fala no mundo corporativo e na sociedade. Apesar do ambiente pouco atrativo para mulheres, vejo e celebro avanços, mas para mim a questão é que eles sempre vêm com um custo alto para quem chegou antes.
PLVB: Como o Inovathon, premiado internacionalmente, tem contribuído para atrair e reter talentos femininos na indústria?
Patricia Acioli: O Inovathon surgiu para “dar um frescor” à marca Scania – uma maratona de inovação em transporte e logística para estudantes universitários. Ele sempre foi um programa tão livre e tão aberto, feito por todo mundo para todo mundo, que ter meninas no radar foi muito natural – consequência de uma estratégia que busca colaboração, autenticidade e vontade. Temos estudantes que participaram do Inovathon e hoje estão no setor, uma na Scania e outra na Mercedes, por exemplo. Ou seja, tentar vale a pena e dá frutos.
PLVB: Como sua participação no Swedcham Mentorship Program tem influenciado suas estratégias de liderança e desenvolvimento de talentos na Scania?
Patricia Acioli: Eu participo desse tipo de programa para aprender e, estranhamente, sempre termino um processo de mentoria me sentindo em dívida com a mentorada. Eu me disponho a essa atividade com a esperança de que essas meninas/mulheres saibam que não estão sozinhas, ou como muitas vezes eu pensei de mim, que não são “loucas”. São pessoas super dedicadas, a começar que escolheram o caminho da troca e estão abertas a ouvir. Não tem como dar errado, tem?
PLVB: Quais iniciativas a Scania, como membro do PLVB, tem implementado para apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres na empresa?
Patricia Acioli: Acho que o grande impulsionador de mudança é a crença das mulheres nelas mesmas, e isso passa pelo acesso ao conhecimento, a oportunidade de ouvir e falar. Entendo que o PLVB tem isso, quando se propõe a ser um fórum que reúne vários profissionais do setor com experiências diferentes, mas em direção ao mesmo lugar: um transporte sustentável.
PLVB: Como seu conhecimento em ESG e Inovação Digital Sustentável tem influenciado as estratégias de sustentabilidade da Scania?
Patricia Acioli: Entendo que não tem como estar hoje no mundo corporativo e não ter foco em governança, na verdade, o princípio básico para aplicar boas práticas de meio ambiente e de responsabilidade voltada à sociedade, em pautas humanas e de impacto. No mesmo caminho, a tecnologia é uma grande indutora dos negócios, vem trazendo ganhos e desafios para as empresas. Desenvolver, produzir, consumir e descartar a partir do conceito de inovação digital pode ser uma alavanca para a sustentabilidade.
PLVB: Qual conselho você daria para mulheres que desejam seguir carreira no setor de transporte e logística?
Patricia Acioli: Conselho? Bem, acho que vale para qualquer um: encontre algo que te faça ter energia para levantar da cama todo dia. Vão ter altos e baixos, dias de sol e dias de chuva, mas o saldo, quando fazermos o que gostamos, é positivo. Não será fácil, e terá muita gente para te colocar para trás, menos gente para puxar para frente. Mas é tão incrível trabalhar com transporte e logística – desafiador, dinâmico, complexo – que vale a pena.
PLVB: Quais são suas expectativas para o futuro da participação feminina no setor de transporte e logística, e como a Scania planeja liderar essa transformação?
Patricia Acioli: Acho que quanto mais os espaços de interação forem democráticos em seu acesso e participação, a tendência de mulheres no setor será natural. Também acredito que para quem atravessou o “pântano” e hoje está em uma posição de liderança e tem uma plataforma importante de visibilidade, é obrigação ser vocal. Nunca esquecer o valor do contexto e da história que, no fundo, sustentam a realidade que fizemos hoje – sem minhas ancestrais não haveria Patricia na Scania.
Agradecemos a Patricia Acioli por compartilhar suas valiosas experiências e insights com o Percepções PLVB. Neste Dia Internacional da Mulher, queremos homenagear todas as mulheres que fazem parte do PLVB, contribuindo diariamente para tornar o setor de logística mais sustentável e inclusivo. Desejamos a todas um feliz Dia da Mulher, celebrando a força e a resiliência feminina em todas as áreas da vida.