
Representantes das instituições presentes se reuniram na sala Multimídia Attilio Travalloni. | Foto: Divulgação INT.
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) recebeu, no dia 13 de novembro, os professores Lino Marujo, coordenador do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) e do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, e Leonardo Mangia, do Departamento de Engenharia Industrial da UERJ.
A visita, liderada pelos coordenadores Valeria Pimentel (CONEG) e Javier Alejandro (COTEM), contou com uma reunião na Sala Multimídia Attilio Travalloni. Durante o encontro, foi realizada uma apresentação das competências institucionais e houve a identificação de oportunidades para cooperação técnica voltada ao desenvolvimento sustentável.
O destaque da reunião foi a busca por sinergias na utilização de novas tecnologias de materiais para armazenamento de biometano em caminhões, ampliando o alcance das operações logísticas com o uso de energias renováveis.
O professor Lino Marujo, do PLVB, comentou os temas debatidos durante o encontro:
“Visitamos o INT a convite da coordenadora de sustentabilidade, Carolina Santos, para falarmos sobre as possibilidades de parceria e também sobre os desenvolvimentos que estamos conduzindo no âmbito do PLVB relacionados a novas tecnologias de materiais para armazenamento de biometano em caminhões, aumentando assim o alcance das operações logísticas utilizando o biometano como fonte energética. Também tratamos de aspectos da economia circular e da produção de biodiesel. Posteriormente, discutimos questões de análise de custo do ciclo de vida de ativos logísticos.”
Outros temas debatidos na conversa foram a possibilidade de parceria com o INT para análise técnica de combustíveis, biocombustíveis, reciclagem e reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos, através de laboratórios que integram a estrutura da organização. Além de questões relacionadas ao ciclo de vida e reaproveitamento de baterias de veículos elétricos, principalmente com foco nos caminhões movidos a energia elétrica por meio de baterias.
A agenda reforça o compromisso do PLVB em fomentar colaborações entre academia, pesquisa e empresas para promover práticas inovadoras e sustentáveis no setor logístico, sempre buscando soluções conjuntas para os desafios da transição energética, eficiência de materiais e economia circular.
PLVB – ODS 17 na prática!