Foto: Divulgação Gerdau
A Gerdau, empresa membro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), conquistou em dezembro de 2025 o Selo Ouro do PLVB, reconhecimento concedido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) a empresas que se destacam por implementar soluções inovadoras em transporte eficiente, redução de emissões e uso consciente de recursos logísticos.
De acordo com Carlos Rabito, gerente de Supply Chain e Ferrovias da Gerdau, a conquista do Selo PLVB representa o fortalecimento do compromisso com a sustentabilidade e o reconhecimento público pelas boas práticas logísticas implementadas nas operações. Ele ainda ressalta que o resultado é “reflexo do trabalho técnico das nossas equipes e do nosso compromisso com soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis”.
Entre as iniciativas que contribuíram para esse reconhecimento está o cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas operações de transporte no Brasil, iniciado em 2022, com instruções de como calcular obtidas através de treinamentos do PLVB. A análise tem destacado, entre outros pontos, os benefícios ambientais da adoção do transporte multimodal nas operações da empresa.
Atualmente, a Gerdau alcança médias de 0,85 tonelada de CO₂ equivalente (CO₂e) por tonelada de aço, índice significativamente abaixo da média global do setor, estimada em 1,91 t CO₂e/t. A empresa mantém a meta de reduzir ainda mais esse indicador, chegando a 0,82 t CO₂e/t até 2031.
Com o Selo Ouro, a Gerdau passa a integrar uma rede de empresas referência em logística sustentável no Brasil, com acesso a treinamentos técnicos, troca de experiências e ações colaborativas promovidas pelo PLVB.
O PLVB parabeniza a Gerdau pela conquista e reafirma seu compromisso em reconhecer, apoiar e difundir iniciativas que contribuem efetivamente para a transformação sustentável do setor logístico nacional.