Foto: Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável

No dia 29 de setembro, o coordenador do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), Márcio D’Agosto, foi um dos destaques do Workshop Técnico Dia Mundial Sem Carro, realizado pelo INEA em parceria com a Federação das Empresas de Mobilidade, a Universidade do Ambiente e diversas instituições do setor público e privado. O evento reuniu especialistas para reflexões e debates sobre mobilidade urbana sustentável, qualidade do ar e saúde nas cidades.

Durante seu painel, Márcio D’Agosto apresentou o histórico e a atuação do PLVB como referência brasileira em logística verde, mostrando o impacto das emissões de transporte na qualidade do ar urbano e os desafios para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros até 2050. Sua apresentação enfatizou a evolução do perfil da frota nacional, o potencial das tecnologias limpas e o papel central do transporte coletivo, eletrificação e combustíveis alternativos na redução das emissões.

Entre os tópicos debatidos, Márcio destacou que mais de 40% de toda a energia do setor de transportes no Brasil ainda é baseada no diesel, reforçando a urgência de estratégias para diversificar e limpar a matriz energética do transporte. Foram abordadas medidas prioritárias, como a ampliação e qualificação do transporte público, redução tarifária, infraestrutura dedicada, uso de tecnologias digitais e promoção de veículos não poluentes.

O Workshop também discutiu novidades regulatórias — como os padrões mais restritivos de qualidade do ar — e experiências de monitoramento de poluição no Rio de Janeiro, ressaltando a importância da ciência, das parcerias entre governo, academia e setor privado, e da participação ativa da sociedade na formulação de políticas públicas eficazes.

A participação do PLVB reforça seu comprometimento com a disseminação de conhecimento técnico, colaboração institucional e estímulo à inovação sustentável para cidades mais limpas, saudáveis e integradas. O Dia Mundial Sem Carro é uma oportunidade para repensarmos coletivamente os rumos da mobilidade e do transporte urbano no Brasil.

Compartilhe!