Foto: Dalton Domingues. | Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS)

No dia 2 de outubro, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) sediou a 2ª Reunião de Trabalho “Mobilidade Urbana Sustentável: Convergência de Ações – Iniciativa Privada + Poder Público”, evento organizado pela RJ + Negócios e Inovação. O encontro reuniu representantes do poder público, empresas fornecedoras de combustíveis (biometano, gás natural e energia), montadoras de ônibus e caminhões, e a SEMOVE (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), em um espaço destinado à troca de experiências e visões sobre o futuro da mobilidade urbana.

O PLVB esteve presente por meio do colaborador Dalton Domingues, que acompanhou as discussões como ouvinte. A programação contou com painéis sobre transição energética, operações logísticas, desafios práticos e soluções tangíveis para a mobilidade urbana sustentável. 

O rendimento dos ônibus urbanos movidos por biometano e elétrico foi tema central, especialmente em relação ao custo de aquisição dos veículos — ponto considerado estratégico para não impactar nas tarifas ao consumidor.

Outro destaque foi o debate sobre a eletrificação de frotas de trânsito, liberando os desafios fiscais pela extensão e diversidade do território brasileiro, e o papel do biometano como fonte energética viável e eficiente. Em ambos os cenários, os benefícios para mitigação da poluição sonora foram enfatizados como avanço ambiental e de saúde urbana.

O encontro proporcionou networking e aproximação de diferentes agentes da cadeia de mobilidade, reforçando a importância da integração entre iniciativa privada e poder público para expandir alternativas sustentáveis ​​e promover cidades menos poluídas e mais acessíveis.

O PLVB valoriza a participação em fóruns como este, que ajudam a fortalecer a agenda da logística verde e a construção de parcerias para uma mobilidade realmente sustentável no Brasil.

PLVB – ODS 17 na prática!

Compartilhe!