A programação de 2026 inclui três ciclos de workshops temáticos. | Foto: Douglas Teixeira / Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável.

O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) definiu o cronograma de suas atividades técnicas para 2026, com foco no nivelamento conceitual e no fortalecimento das discussões estratégicas. A programação inclui três ciclos de workshops temáticos, precedidos por séries de informativos técnicos desenvolvidos para apoiar a jornada de descarbonização das empresas membro.

Com o objetivo de elevar o nível das discussões e promover o engajamento prático em soluções de sustentabilidade, o PLVB estruturou seu calendário de 2026 em torno de três grandes pilares: Engenharia Logística para o Escopo 3, Governança e Compliance na Cadeira de Logística, e Boas Práticas na Sustentabilidade na Intralogística.

Para cada um dos workshops anuais, será publicada uma série de quatro informativos técnicos sequenciais. Estes documentos visam oferecer uma base conceitual robusta aos membros, garantindo que todos os participantes cheguem aos eventos presenciais e virtuais com pleno domínio dos temas que serão aprofundados. As publicações serão finalizadas sempre uma semana antes de cada workshop, coincidindo com o período final de inscrições.

Ciclo 1: Descarbonização do Escopo 3

O primeiro ciclo do ano terá como tema central a “Engenharia Logística para Descarbonização do Escopo 3”, com o workshop marcado para o dia 9 de abril. A série de informativos, que terá início em 13 de março, abordará o redesenho de redes logísticas, a padronização de dados para relatórios ESG confiáveis, o impacto das embalagens e a inclusão de critérios ESG e indicadores de carbono em contratos logísticos.

Ciclo 2: Governança e Compliance na Cadeia Logística

Em junho, o foco se volta para a “Governança e Compliance na Cadeia Logística”. O workshop ocorrerá no dia 11 de junho. Os informativos preparatórios, distribuídos a partir de 15 de maio, tratarão de mapeamento de processos críticos para governança operacional, controles operacionais e compliance na gestão de terceiros, KPIs de governança logística e governança sustentada: rotinas, papéis e auditoria na logística, elementos essenciais para assegurar a integridade e a sustentabilidade das operações.

Ciclo 3: Boas Práticas na Sustentabilidade da Intralogística Sustentável

O encerramento do ciclo técnico anual ocorrerá em 10 de setembro, com o workshop “Boas Práticas na Sustentabilidade da Intralogística”. A partir de 14 de agosto, os informativos vão explorar temas como o layout e os fluxos internos podem impulsionar a eficiência, além de abordar a gestão de energia e equipamentos intralogísticos, gestão de resíduos e materiais na operação interna e KPIs de sustentabilidade intralogística.

As empresas membro devem ficar atentas aos canais de comunicação oficiais do programa para o recebimento dos materiais e abertura das inscrições. Veja o calendário completo:

  • WS 1 – Engenharia Logística para Descarbonização do Escopo 3
    Workshop: 9 de abril (quinta-feira).
    13/03 (sexta-feira) – Redesenho de redes logísticas como alavanca para redução de emissões.
    20/03 (sexta-feira) – Dados logísticos padronizados: base técnica para um ESG confiável.
    27/03 (sexta-feira) – Embalagens logísticas como vetor oculto de emissões.
    01/04 (quarta-feira) – Contratos logísticos com critérios ESG e indicadores de carbono.

  • WS 2 – Governança e Compliance na Cadeia Logística
    Workshop: 11 de junho (quinta-feira).
    15/05 (sexta-feira) – Mapeamento de processos logísticos críticos para governança operacional.
    22/05 (sexta-feira) – Controles operacionais e compliance na gestão de terceiros.
    29/05 (sexta-feira) – KPIs de governança logística: indicadores que realmente controlam a operação.
    03/06 (quarta-feira) – Governança sustentada: rotinas, papéis e auditoria na logística.

  • WS 3 – Boas Práticas na Sustentabilidade da Intralogística
    Workshop: 10 de setembro (quinta-feira).
    14/08 (sexta-feira) – Layout e fluxos internos como alavanca de eficiência e sustentabilidade.
    21/08 (sexta-feira) – Gestão de energia e equipamentos intralogísticos.
    28/08 (sexta-feira) – Gestão de resíduos e materiais na operação interna.
    02/09 (quarta-feira) – KPIs de sustentabilidade intralogística.
Compartilhe!