Mariluci de Lima Pinheiro e Thyago de Lima / Foto: Divulgação Transgobbi

A busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a descarbonização do transporte rodoviário de cargas ganha novo fôlego no Brasil com a iniciativa conjunta da Transgobbi e da ArcelorMittal Vega, ambas empresas membro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). Recentemente, as organizações uniram esforços para realizar testes com caminhões 100% elétricos traçados 6×4 – veículos de alta capacidade, voltados ao segmento de pesados e extrapesados.

A Transgobbi, reconhecida pelo Selo Ouro do PLVB pelo comprometimento com a logística verde, é pioneira no país ao introduzir esse tipo de tecnologia em suas operações. Segundo a empresa, o objetivo do projeto é “avaliar cuidadosamente a eficiência, desempenho e autonomia desses veículos em comparação direta com os modelos a combustão mais econômicos do mercado.” O trabalho integra a estratégia de buscar alternativas para minimizar a pegada de carbono e apoiar o compromisso coletivo das empresas membro do programa.

Para Mariluci de Lima Pinheiro, diretora da Transgobbi, o projeto representa mais um passo decisivo:

“Estamos trabalhando arduamente para minimizar os impactos ambientais de nossas operações de transporte de carga pesada. Embora tenhamos feito progressos significativos em nossa sede, reduzindo nossos impactos ambientais internos, agora nosso foco está em enfrentar o desafio maior: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nossas operações de transporte, nosso Escopo 1. Em parceria com a ArcelorMittal Vega, também integrante do PLVB, estamos realizando testes pioneiros no Brasil com caminhões 6×4 traçados totalmente elétricos, comparando-os com caminhões a combustão eficientes para avaliar e medir a redução de CO2 em nossas operações. Buscamos encontrar soluções mais sustentáveis e eficientes para reduzir nossa pegada de carbono e contribuir para um futuro mais ambientalmente responsável.”

A ArcelorMittal Vega também destaca a relevância do engajamento dos transportadores parceiros no desenvolvimento de novas alternativas e soluções para os grandes desafios da descarbonização no transporte de cargas pesadas. Leonardo Mendonça, analista de Inteligência de Planejamento e Logística da AcerlorMittal, afirma:

“O engajamento e parceria dos nossos transportadores para testar, avaliar e buscar novas alternativas para enfrentar os desafios da descarbonização do transporte é fundamental, frente aos desafios que temos neste segmento, em especial na categoria de pesados e extrapesados.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Logística Sustentável de Aços Planos, que desde sua concepção busca o engajamento com os principais stakeholders para desenvolver alternativas alinhadas às necessidades da operação. A escolha da Unidade Vega para receber os testes reforça o compromisso da ArcelorMittal com a descarbonização do transporte rodoviário de carga pesada e fortalece a sua imagem perante a comunidade.”

A parceria entre Transgobbi e ArcelorMittal Vega reforça o potencial do setor logístico brasileiro para ser protagonista na adoção de tecnologias limpas, promovendo não apenas ganhos ambientais, mas também eficiência operacional. Os testes com caminhões elétricos traçados 6×4 visam mensurar, na prática, os benefícios em termos de redução de emissões de CO2, autonomia e desempenho operacional frente às alternativas convencionais.

O PLVB reconhece e apoia iniciativas como essa, que promovem a inovação e fortalecem a rede de colaboração entre seus membros. A experiência acumulada será fundamental para orientar futuros avanços e incentivar outras empresas do setor a investir em soluções concretas de descarbonização.

Compartilhe!