O Treinamento PLVB considera um processo progressivo de construção de conhecimento direcionado a empresas que atuam na área de logística em seus diferentes níveis de participação. Num primeiro momento, esta atividade busca promover o nivelamento e a difusão do conhecimento sobre conceitos básicos de logística, sustentabilidade aplicada ao transporte de carga e a logística e a avaliação de desempenho logístico.

Além disso o treinamento apresenta aplicações práticas, na forma se exercícios, que refletem de forma simplificada a realidade da operação de transporte e movimentação de cargas das empresas, seja no estabelecimento de uma linha de base para a avaliação do consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa, como na aplicação de uma boa prática. O participante do treinamento tem a oportunidade de acompanhar a construção de um caso prático, bem como desenvolver exemplos que espelham a sua realidade diária.

Com isso espera-se desenvolver, para todos os participantes, uma base de conhecimento comum sobre os temas básicos que são considerados no PLVB, o que potencializa a promoção da sinergia de ação entre empresas parceiras e consolida o conhecimento e a forma de aplicação das boas práticas, facilitando a difusão das histórias de sucesso relacionadas a sustentabilidade na logística na comunidade de uma forma geral.

Por meio do Treinamento PLVB é dado um primeiro passo na capacitação dos participantes no sentido de habilitá-los a entender seus impactos futuros, em particular a influenciar o comportamento do mercado, habilitar novos negócios e ajudar a construir um futuro melhor para a sociedade.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Organização:

Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS).

Local:

Online pela plataforma zoom – link divulgado na confirmação da inscrição.

Duração:

Dois dias intercalados com quatro horas de duração cada – de 18:00 às 22:00.

Data e horário:

Conforme AGENDA.

Programação:

Primeiro dia

  • 18:00 às 18:15 – Recepção dos participantes e interação com os participantes
  • 18:15 às 19:45 – Módulos 1 e 2
  • 19:45 às 20:00 – Intervalo
  • 20:00 às 21:15 – Módulos 3 e 4
  • 21:15 às 22:00 – Atividade prática – baseline

Segundo dia

  • 18:00 às 18:10 – Recepção dos participantes
  • 18:10 às 19:45 – Módulos 5 e 6
  • 19:45 às 20:00 – Intervalo
  • 20:00 às 21:30 – Atividade prática – boas práticas e comparação
  • 21:30 às 22:00 – Fechamento

Conteúdo:

MÓDULO 1 – Conceitos sobre logística e cadeia de suprimentos: Base conceitual da logística, diferentes nomenclaturas da logística, cadeia de suprimentos e sua segmentação, atividades primárias da logística (transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos) e sua relação com as atividades de apoio.

MÓDULO 2 – Conceitos sobre sustentabilidade: O conceito de sustentabilidade quanto ao equilíbrio econômico, ambiental e social e sua relação com o conceito de logística e as suas atividades primárias e de apoio, bem como seus principais impactos.

MÓDULO 3 – Avaliação de desempenho logístico sob o enfoque da sustentabilidade: O conceito de avaliação de desempenho logístico e sua aplicação com enfoque quanto a aplicação da sustentabilidade na logística.

MÓDULO 4 – Levantamento de dados e cálculo do baseline: Aplicação prática dos conceitos apresentas em um caso real que serve de referência para aplicação de boas práticas. Envolve o levantamento de dados e cálculo das emissões de dióxido de carbono para definir o baseline (linha de base ou situação de referência).

MÓDULO 5 – Escolha, aplicação e avaliação de boas práticas: Escolha, aplicação e cálculo dos resultados oriundos da aplicação de uma boa prática selecionada.

MÓDULO 6 – Comparação e análise dos resultados: Comparação e análise dos resultados obtidos com a aplicação da boa prática tomando como referência os resultados do baseline.

Investimento: R$ 790,00 (setecentos e noventa reais) por pessoa

Itens inclusos*: Material didático

Compartilhe!