SOBRE O EVENTO

O Programa de Logística Verde Brasil lançou o Guia de Excelência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga!

O Guia apresenta casos efetivos de aplicação pelas Empresas Membro do PLVB de boas práticas ao transporte de carga que buscam aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga, reduzir custos operacionais e considerar em sua avaliação o aspecto ambiental e, sempre que possível, o social.

PROGRAMAÇÃO

14:30 – Apresentação dos cases – Pôsters (Petit Four)

15:30 – Apresentação do PLVB e Guia de Excelência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga – Prof. Márcio D´Agosto, Coordenação Técnica do PLVB.

15:45 – Palestra Magna

Palestrante: Gregoire F. Gauthier, Representante do Banco Mundial

Grégoire Gauthier é especialista em transporte sênior na Prática Global de Transporte e do Banco Mundial. Com sede em Brasília, ele coordena as atividades do setor transporte do Banco Mundial no Brasil, incluindo um portfólio substancial de projetos na area de infraestrutura rodoviária, ferroviária e da logística. Antes de ingressar no Banco, em 2007, Grégoire trabalhou na indústria de consultoria de infraestrutura e, anteriormente, no Ministério dos Transportes da França. Grégoire formou-se em engenharia civil na École Nationale des Travaux Publics de l’État, França, com especialização em economia dos transportes.

Palestra:“Sustentabilidade logística: uma visão global sobre a dependência em infraestrutura”

16:30 – Debate sobre os temas: “Infraestrutura, Economia, Visão de Futuro e Selo Verde”, todos voltados para a atividade de transporte de carga

Debatedores:

Representante do BNDES: Dalmo Marchetti
Engenheiro do Departamento de Transportes e Logística do BNDES.

Dalmo tem doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de logística, infraestrutura e gestão. Os principais interesses da sua pesquisa são a eficiência de sistemas de transporte, a identificação de variáveis que explicam a eficiência, considerando os aspectos regulatórios, operacionais e locacionais, e as políticas públicas associadas ao aumento da eficiência. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983) e mestre em Arquitetura Bioclimática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Possui MBA em Gerência de Transportes e Logística pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Tem experiência em infraestrutura e logística, atuando na análise socioeconômica e de desempenho de sistemas de transporte. Ingressou no BNDES em 1985 trabalha atualmente na Área de Saneamento e Transportes.

Representante do Banco Mundial: Gregoire F. Gauthier

Representante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas: Andrea Santos

Doutora pela COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Foi consultora na Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo sido contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica do projeto. Atualmente ocupa o cargo de Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, políticas sobre mudança do clima; mudanças climáticas (mitigação; vulnerabilidades, impactos e adaptação; e resiliência de cidades/ cidades inteligentes e transportes) e sustentabilidade. Também tem experiência consolidada no gerenciamento de projetos e de pessoas. Atualmente é Professora Adjunta na COPPE/ UFRJ e pesquisadora do Laboratório LESFER/ PET/COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa em Sustentabilidade, mobilidade e novas tecnologias do transporte. Atua como Chapter Scientist do Grupo de Trabalho III do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC.

Representante da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas do Brasil e a FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro): Ana Jarrouge.

Advogada especializada na área de transportes e logística. Coordenadora do COMJOVEM Nacional e Diretora da Seção Rodoviário Cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte de Cargas.

18:00 – Coquetel de Encerramento

Compartilhe!