O ano de 2017 foi de grandes conquistas para Programa de Logística Verde Brasil.

Em Janeiro de 2017 o programa, que até então contava com a participação de apenas seis empresas (Dow, HP, Unilever, Natura, Heineken e Coca-Cola), abriu as portas para participação de outras instituições com a finalidade de estabelecer o grupo de empresas que seriam responsáveis pela governança do PLVB. A primeira empresa a aderir ao programa, após o seu lançamento oficial, foi a RGLOG. Em seguida, juntaram-se ao PLVB as empresas BYD, Dinon Transportes, EBMAC Transporte e Logística, L’Óréal, Rodocell Transporte e Logística, Scania, Ghelere Transportes, Mercedes, Ypê e Clariant, formando então o grupo das Empresas Membro Líderes do PLVB.

Mas o crescimento do programa não parou por aí, o PLVB abriu as portas para que qualquer empresa nacional, que esteja buscando gerar valor para o seu negócio, aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga, reduzir custos, reduzir consumo de energia fóssil, reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos, influenciar o comportamento do mercado e construir um futuro melhor para a sociedade pudesse participar. Ainda em 2017, mais duas grandes empresas juntaram-se ao grupo, Lojas Renner e Siemens. Hoje o PLVB conta com a participação de 19 grandes empresas. Em 2018 serão muito mais!

Vale destacar que ao longo do ano de 2017, o PLVB ganhou o apoio de grandes Instituições ligadas a atividade de logística e transporte de carga em todo o Brasil. São elas: o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETECESP); o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Rio de Janeiro (SINDICARGA); a Federação do Transporte de Carga do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA) e a conceituada revista Eu Amo Caminhão.

Para reavivar a lembrança e avançar em 2018 a Coordenação Técnica do PLVB preparou uma retrospectiva dos avanços do programa durante o ano de 2017, confira.

MAIO

Lançamento do “Guia de Referência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga”

Em busca de capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos que ajudem o mercado a aprimorar de maneira sustentável a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil, o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) lançou, no dia 31 de maio, o “Guia de Referência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga”.

O material consolida 22 Boas Práticas, em sua maior parte já adotas pelas Empresas Membro do programa e busca contribuir para o aprimoramento da eficiência e sustentabilidade logística na economia do país, sobretudo, do transporte de cargas. Dentre elas, estão ações como implantação de centros de consolidação de carga em áreas urbanas, implantação de equipamento auxiliar de geração de energia para redução de consumo de combustível fóssil, redução da velocidade de deslocamento, treinamento de motoristas, otimização das rotas, entre outras práticas que poderão auxiliar em uma significativa redução de custos, além de outros benefícios relacionados tanto aos aspectos econômicos, quanto aos aspectos ambientais.

JULHO

PLVB é destaque na Revista Tecnologística

Em sua edição nº 253 (julho 2017) a Revista Tecnologística trouxe detalhes do Programa de Logística Verde Brasil. Foram seis páginas detalhando sobre a iniciativa do programa desde sua criação, abordando as 22 Boas Práticas para o Transporte de Carga, destacando a participação de Empresas Membro Líderes e do evento de lançamento do Guia, ocorrido em São Paulo dois meses antes.

PLVB participa do 15º Workshop sobre Segurança no Transporte

A Coordenação Técnica do PLVB participou no dia 11 de julho do 15º Workshop sobre Segurança no Transporte da BASF, uma das maiores indústrias químicas do Brasil, que embora ainda não seja Membro do PLVB, reconheceu a valorosa contribuição a ser dada pelo programa.

PLVB prestigia evento de premiação das transportadoras da Heineken

No dia 18 de julho a Coordenação Técnica do PLVB prestigiou o Programa de Excelência de Transportadoras (TSPs Excellence Program – TEP) da Heineken que ocorre anualmente e visa estimular a excelência, reconhecendo e estreitando o relacionamento com as transportadoras que executam o seu trabalho com perfeição.

AGOSTO

Coordenador Técnico do PLVB palestra no 31º Fórum Paulista de Transportes

No dia 23 de agosto de 2017 o Prof. Márcio D’Agosto, Coordenador Técnico do PLVB, palestrou sobre o aprimoramento da eficiência logística, redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) e proteção do meio ambiente, um dos principais objetivos do PLVB no 31º Fórum Paulista do Transporte. A palestra foi pauta na Revista SETCESP (ed. 39), que reservou as páginas 34 e 35 para destaque do evento e do PLVB, informando também sobre o lançamento do Guia de Referências em Sustentabilidade do programa, contendo as 22 Boas Práticas para o Transporte de Carga. É oportuno ressaltar que este evento contou também com a participação como palestrante do Diretor Técnico da RGLOG, o Sr. Ricardo Melchiori, que apresentou o caso da entrega de automóveis na cidade de São Paulo, mostrando a preocupação com a sustentabilidade nas operações da RGLOG que é uma das Empresas Membro Líderes do PLVB.

SETEMBRO

Início dos treinamentos das Empresas Membro e Membro Líder do PLVB

Neste mês a Coordenação Técnica do PLVB deu início ao treinamento das Empresas Membro Líder do programa. Até o final do ano de 2017 exatos 123 colaboradores das empresas BYD, Dinon, Dow, EBMAC, Ghelere, HP, L’Óréal, Natura, Rodocell e RGLOG foram treinados. Para o ano de 2018 estão previstos treinamentos para as empresas Clariant, Coca-Cola, Heineken, Lojas Renner, Mercedes-Benz, Scania, Siemens, Unilever e Ypê.

PLVB no L’Oréal “Sharing Beauty With All” Brazil Transportation Lab event

No dia 19 de setembro a Coordenação Técnica do PLVB participou do L’OÉRAL “Sharing Beauty With All” Brazil Transportation Lab event. Na ocasião a empresa compartilhou sua visão e princípios sobre transporte sustentável no mundo. Este evento contou também com a participação do Gerente de Logística e Transportes da Heineken, uma das Empresas Membro Líderes do PLVB, o Sr. Ronaldo Pivisan, que palestrou sobre as iniciativas de sustentabilidade em transporte de carga na Heineken com destaque para o que esta empresa já pratica no PLVB.

Coordenador Técnico do PLVB palestra no Fórum de Gestão de Conectividade de Frotas

A Coordenação Técnica do PLVB participou da 11ª edição do Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas, ocorrido durante os dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. A edição reuniu diversos palestrantes do segmento e na ocasião foi apresentada a experiência do Coordenador Técnico do PLVB Prof. Márcio D’Agosto, sobre a aplicação de Boas Práticas que promovem a redução de custos, aumento do nível de serviço e aprimoram a eficiência energética do transporte de carga ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de gases do efeito estufa e poluentes atmosféricos, bem como os desdobramentos e a evolução do programa.

PLVB é notícia na revista Mundo Logística

No mercado há 11 anos a conceituada revista Mundo Logística em sua 60º edição abriu espaço para descrever o PLVB, disponibilizando seis páginas exclusivas para o programa, abordando as 22 Boas Práticas para o Transporte de Carga e destacando a participação de Empresas Membro Líderes e a atuação dos Coordenadores Técnicos do programa.

Coordenação Técnica do PLVB no Inovathon 2017

Os Coordenadores Técnicos do PLVB, Prof. Márcio D’Agosto e Profª Cíntia Oliveira, foram convidados pela Scania, Empresa Membro Líder do PLVB, para atuar como curadores acadêmicos no Inovathon Logistics Challenge 2017. Este evento foi promovido pela Scania entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2017 e em sua etapa final, realizada em São Paulo, 25 estudantes universitários foram divididos em cinco equipes com o objetivo de criar uma solução inovadora com foco em logística, em uma jornada de apenas 24 horas.

OUTUBRO

PLVB marca presença na 13ª Edição DowGol

No dia 04 de outubro a Coordenação Técnica do PLVB participou da 13º edição do DowGol, evento que visa celebrar e reconhecer os melhores provedores logísticos dos anos 2015 e 2016, avaliados por critérios de segurança, sustentabilidade e performance operacional no armazenamento e distribuição dos produtos da Dow. Vale destacar que a EBMAC, uma das Empresas Membro Líderes do PLVB, também foi uma das transportadoras premiadas nesta edição.

Coordenação Técnica do PLVB participa da 3ª edição da ABM WEEK em São Paulo

Ocorrido no Pro Magno Centro de Eventos em São Paulo a 3ª edição da ABM WEEK contou com a participação da Coordenação Técnica do PLVB. O evento reuniu representantes das indústrias de metalurgia, mineração e materiais para discutir questões estratégicas, boas práticas e tendências para impulsionar as empresas brasileiras com ênfase na logística.

Coordenador Técnico do PLVB palestra no MOVIMAT 2017

O Coordenador Técnico do PLVB, Prof. Márcio D’Agosto, foi convidado pela Scania para palestrar sobre Transporte Sustentável durante o MOVIMAT 2017 – Salão Internacional da Logística Integrada. Trata-se do mais completo evento que reúne toda cadeia logística da América Latina em um único lugar e ocorreu no São Paulo Expo, durante os dias 16 a 19 de outubro. Também estavam presentes no evento a Mercedes-Benz, outra Empresa Membro Líder do PLVB e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETECESP), uma entidade apoiadora do programa.

Coordenação Técnica do PLVB ganha prêmio ANPET 2017 na categoria Gestão de Transportes

Desde 2014 a Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) premia os melhores trabalhos acadêmicos inscritos no seu Congresso Anual. Neste ano de 2017 o evento que está na sua 31º edição ocorreu em Recife (PE) durante os dias 29 de outubro e 01 de novembro e teve como agraciado, na categoria Gestão de Transportes, um estudo sobre o uso de triciclos elétricos para distribuição em last mile realizado por membros da equipe do Laboratório de Transportes de Carga (LTC) da COPPE/UFRJ, entre os quais os Coordenadores Técnicos do PLVB, Prof. Márcio D’Agosto e Prof.ª Cíntia Oliveira.

NOVEMBRO

Coordenação do PLVB participa do Frotas & Fretes Verdes 2017

Importante ambiente de diálogo sobre inovações tecnológicas, demandas por reformas estruturais e novas políticas públicas e empresariais para a eficiência energética do setor de transportes nacional o Seminário Frotas & Fretes Verdes 2017 ocorreu em São Paulo entre os dias 22 e 23 de novembro e contou com a presença da Coordenação Técnica do PLVB, representado pelo Prof. Márcio D’Agosto e Prof.ª Cíntia Oliveira. Este evento contou também com a participação do Diretor Técnico da RGLOG, o Sr. Ricardo Melchiori, que apresentou o caso da Produção Mais Limpa Aplicada à Logística. A RGLOG que é uma das Empresas Membro Líderes do PLVB.

Agência Internacional de Energia destaca atuação do PLVB

Em um treinamento para especialistas em energia e sustentabilidade realizado entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, no Rio de Janeiro, a Agência Internacional de Energia (IEA) apresentou o PLVB como o único programa com enfoque para a sustentabilidade ambiental no transporte de carga do Brasil, destacando-o como uma iniciativa estratégica no país. A IEA que atua como orientadora política de assuntos energéticos para 29 países em todo o mundo.

Criação das Câmaras Temáticas do PLVB

Ainda no mês de novembro, mais um passo para a sustentabilidade do transporte foi dado pelo PLVB. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre temas importantes para as Empresas Membro do programa, a cerca da logística e do transporte de carga, o PLVB deu início as Câmaras Temáticas. São elas: (1) Câmara Temática para Produção Mais Limpa Aplicada à Logística, que está sob a coordenação do Diretor Técnico da RGLOG, o Sr. Ricardo Melchiori; (2) Câmara Temática para Gestão do Conhecimento e Inteligência do Negócio que está sob a coordenação do Coordenador Técnico do PLVB, o Prof. Márcio D’Agosto (3) Câmara Temática para Logística Colaborativa que está sob a coordenação da Gerente de Logística das Ypê, a Srª Adriana Bueno e (4) Câmara Temática para Infraestrutura que está sob a coordenação da Coordenadora Técnica do PLVB, Prof.ª Cíntia Oliveira.

CONFIRA NO SITE DO PLVB MAIS DETALHES SOBRE TUDO QUE OCORREU ANO DE 2017

A Coordenação Técnica do PLVB agradece a todos que apoiaram este programa e que contribuíram de alguma forma para o sucesso e desenvolvimento do mesmo. Desejando a todos que o ano de 2018 seja mais um ano de conquistas e realizações.

Para PDF: Retrospectiva PLVB 2017

Compartilhe!