No segundo semestre de 2021 o Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), iniciou entendimentos para reforçar a parceria com as Instituições de Apoio ao PLVB®. Esta iniciativa terá uma programação ainda mais intensa em 2022, buscando ampliar a base de Instituições de Apoio ao Programa consolidando o valor percebido pelas Empresas Membro.
Dando início ao processo, cartas de proposta de apoio institucional já foram assinadas com a SAE Brasil (Society of Automotive Engineering do Brasil), Instituto de Engenharia e Fetranscarga (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro). Espera-se que no primeiro semestre de 2022 se tenha reforçado os apoios do Sindicarga (Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro), SETSESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo), SETCEMG (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística/NTC) e ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos). A partir daí novas Instituições de Apoio serão convidadas a participar do PLVB®.
O apoio institucional busca promover a mútua divulgação das ações das instituições envolvidas, enfocando aquelas que estão relacionadas as atividades do PLVB®, com ênfase na sustentabilidade aplicada a logística e ao transporte de carga, considerando iniciativas no campo da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG – Sigla em inglês), matriz energética e tecnológica (combustíveis alternativos e/ou eletrificação de frotas), estratégias para alcançar a posição “net zero” (mitigação x compensação), mercado de carbono e prática da logística verde no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Compartilhe!